segunda-feira, 26 de março de 2018

7 motivos para detestar baratas

As baratas podem facilmente ficar com o título de insetos mais odiados do planeta. Nojentas e desagradáveis, elas podem ser encontradas em todo lugar e são difíceis de exterminar, mas não é só isso – super-resistentes e adaptáveis, existem ainda outras particularidades sobre elas que você não conhece, mas que vão colaborar para que você continue não gostando delas. A lista foi elaborada pela revista Superinteressante e traz 7 motivos muito válidos para se odiar as baratas (ainda mais).

1 – Baratas domésticas são apenas pestes
As baratas que você encontra na sua casa não tem absolutamente nenhuma função na natureza ou no equilíbrio ecológico – só estão ali para espalhar pânico e terror e ser uma praga que pode carregar doenças. Não tenha dó da chinelada!



2 – Baratas andando de dia são um mau sinal
As baratas são animais noturnos e sabem que é mais perigoso para elas andar de dia, quando estão mais vulneráveis, e só saem depois que anoitece. Assim, se você encontrar uma barata na sua casa durante o dia, pode se preocupar: pode ser um indicativo de que existem muitas e não há esconderijo para todas.


3 – Elas coletam informações em seus pelinhos traseiros
Sabe aqueles pelinhos que elas têm no traseiro? Eles se chamam cercis e dão ao bicho informações sobre ameaças, tamanho e velocidades através de movimentos sutis no ar. Além disso, elas enxergam bem e tem bons ouvidos, que ouvem até os passos de outras baratas – isso tudo resulta naquela velocidade toda.
4 – Elas podem roer seus lábios
Essa é para nunca mais dormir sem escovar os dentes: as baratas tem o simpático hábito de roer lábios de pessoas que dormem para conseguir partículas de alimentos. Pior que isso é o fato de que os bichos podem carregar doenças como a peste, febre tifóide, cólera, poliomelite, herpes e conjuntivite. Vai arriscar?

5 – Multiplicai-vos!
Quando você mata uma barata e vê aquela gosma branca, fique sabendo que: aquilo é gordura reserva para alimentar o inseto quando faltar comida, e pode conter milhares de ovos que podem vingar mesmo depois da morte da mãe. A reprodução delas é inacreditável: uma única fêmea pode dar origem a 320 baratinhas em 150 dias de vida.
 
 
6 – Elas vivem sem cabeça por dias
As principais estruturas vitais da barata estão no abdômen, e não na cabeça, logo, mesmo sem cabeça um gânglio nervoso continua a coordenar seus movimentos e empreender fuga. Como é melhor matar os bichos? As baratas de esgoto são mais sensíveis a aerossóis e produtos líquidos, já as de cozinha morrem mais facilmente com produtos em gel.

7 – Elas não existem apenas nas calotas polares
Se você quiser viver em locais onde as baratas não existem, esqueça desertos, florestas tropicais, até a Escandinávia: o único lugar onde elas não conseguem viver é nas calotas polares. Partiu?

Sabemos onde você mora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário